Piso Tátil Dicas

Chama-se de piso tátil o piso que muda de cor e textura. É indicado para pessoas com baixa visão ou cegas, pois elas vão saber quando o piso está mudando apenas ao pisar. São comuns em ambientes públicos ou de uso comum, mas podem ser colocados em casas e apartamentos também. Sua principal função é dar orientação a pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.

Para você que enxerga parece ser complicado entender como uma sinalização de piso pode ajudar alguém a andar. Mas na verdade ajuda muito, dando autonomia a pessoas com deficiência visual. Eles podem indicar caminhos, mostra mudanças de elevação e ajudar as pessoas cegas a se movimentar sem precisar de ajuda. Tal tipo de piso, portanto, age como um integrador social em diversos níveis.

Os Tipos de Piso Tátil

Os pisos táteis podem ser de dois tipos: de alerta e piso tátil direcional. O de alerta todo mundo já conhece: de bolinha. Ele possui pequenos discos a serem sentidos com sapato ou descalço, com um tipo de emborrachado diferenciado.

O piso de alerta serve para alertar ao deficiente visual que alguma coisa vai mudar no piso. Ele deve estar colocado alguns centímetros antes da mudança, no geral a distância de um passo, para dizer que de ali em diante vem uma escada, uma descida ou subida. São usados para locais onde a bengala não poderá informar com segurança tal mudança.

O nome piso tátil direcional deixa um pouco claro a sua serventia. Este serve para orientar a mudança de direção. Pode indicar o caminho de uma calçada e, o pedestre seguindo, irá acompanhar curvas e outras nuances de mudanças de calçada ou de direção do caminho, por exemplo. Os deficientes visuais podem seguir tal piso e encontrar seu caminho. São feitos em alto relevo e bem funcionais.

Por Que Os Pisos Táteis São Importantes?

Eles são simples de colocar, mas a maior parte dos empreiteiros de projetos os ignora. Mas tais pisos são de extrema importância para evitar acidentes. No começo de uma escada, por exemplo, com piso liso e reto, um deficiente visual irá continuar sua caminhada e vai cair. Na porta de um elevador, indicando que ali é um local de parada, é de extrema importância.

O ideal seria todos saberem para que serve o piso tátil e o usar de forma correta. Andar por entre tais pisos também dificulta a passagem de quem precisa e pode causar acidentes.

O Piso Deve Sempre Ser Colocado em Locais Corretos

Abusar do piso tátil pode gerar problemas ao deficiente visual. Se você usa um piso emborrachado em um local comum em excesso, estará indicando mudanças ao deficiente. Se você usa ele diversas vezes e nada muda, pode gerar acidentes porque o pisante irá pensar que se trata de mais um mal uso. Ninguém pode estar alerta 100% a todos os problemas. Lembre: a pessoa não enxerga, então não sabe que você colocou tal piso por colocar e sem qualquer indicação.

Os Materiais de Piso Tátil

Os materiais mais comuns são de emborrachado para piso tátil em ambientes internos, e piso de concreto para os ambientes externos por sua maior durabilidade. Contudo, pode-se usar outros materiais com a mesma indicação de bolinhas para os deficientes visuais. O importante é que o piso tenha total eficiência e possa cumprir sua função.

Indicações de Portas Também São Bacanas

Indicar que há uma porta à frente é uma boa dica de uso tátil, em especial portas de vidro e que abrem automaticamente. A maior parte dos shoppings centeres já usa esta indicação, pois o sistema eletrônico pode não abrir na mesma velocidade que a pessoa caminha.

Indicar elevadores e qualquer outra porta que não se abra continuamente é sempre uma boa pedida porque elimina os riscos de esbarrar em paredes. Mas cuidado: se usar em uma porta, deverá usar em todas. O passante não está vendo que foi apenas uma indicação isolada e vai esperar por mais, por isso poderá cometer mais acidentes por excesso de confiança do que se não houvesse piso tátil.

É Importante Avisar de Mudanças de Piso Nas Ruas

Um local excelente onde não pode faltar piso tátil é em calçadas indicando a mudança de esquina ou finalização da calçada, começando a rua. Os sinais sonoros podem não existir e não teriam função diante de tanto barulho, por isso é indicado o uso de piso para a mudança de nível e início do trânsito, evitando diversos acidentes.

Mudança de Via É Crucial

Imagine-se andando em linha reta com os olhos vendados e a rua muda. Em um bairro tranquilo, você não ouvirá a mudança do trânsito e por isso irá parar na esquina, prosseguindo. Se a calçada for do mesmo nível da rua, um acidente pode acontecer em segundos.

O piso direcional em calçadas é altamente recomendado e amplamente usado em diversos países. Ele indica a mudança de direção necessária. Deve ser largo o suficiente para um deficiente visual caminhar a passos normais e fazer as curvas necessárias com a mudança de direção. Costuma funcionar bem mesmo em vias estreitas, tanto com passagem para uma pessoa como duas pessoas.

Falta de Acessibilidade É Um Problema No Brasil

Apesar do piso tátil já existir há um bom tempo no mercado, é bem raro os donos de empresas ou prefeituras cuidarem do tema com mais carinho em suas obras. Não há leis severas de acessibilidade para ambientes e as que existem em certos municípios, não são compridas. Isso causa tanto desconforto como acidentes sérios nos deficientes.

Alguns locais públicos, contudo, prezam pela segurança dos lugares e por isso usam o piso tátil, como bancos, aeroportos e prédios municipais importantes como da Prefeitura de diversas cidades(não todas), empresas diversas de amplo espaço de visitação e hospitais (não todos, acreditem!). Alguns seguem as regras e buscam a acessibilidade de seus clientes.

Fonte: Guia da Casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *